Neste material, você vai ficar por dentro dos diferentes tipos de fita dupla face, suas aplicações, e do porquê eles se tornaram soluções limpas, práticas e seguras de colar superfícies.
Por que optar pelas fitas dupla face?
O mercado conta com uma vastidão de fitas adesivas, fabricadas com diferentes materiais e com os adesivos mais variados, cada uma adequada para um tipo de aplicação.
A maioria das fitas, no entanto, embora possuam excelentes características adesivas, ficam expostas e dependendo da aplicação, esse não é o objetivo.
Surgem aí as fitas dupla face, que unem superfícies de forma não visível. Considera-se fita dupla face qualquer fita que possua adesivo em ambos os lados, independentemente do tipo de substrato/adesivo.
Uma fita dupla face ideal para cada aplicação
As fitas dupla face podem ser utilizadas para uma infinidade de aplicações e de acordo com o material e adesivo podem suportar cargas leves, medianas e até mais pesadas – desde aplicações simples como lacrar um envelope, até unir estruturas de veículos em linhas de montagens.
A praticidade e a rapidez com que as fitas dupla face são aplicadas, a qualidade visual que entregam, e a limpeza e segurança no manuseio representam ganho de produtividade, otimização de tempo e qualidade de entrega.
Não por acaso, é tão utilizada nos mais variados setores industriais e em ambientes comerciais e domésticos.
Conheça algumas opções de fita dupla face que podem ser encontradas no mercado.
Fita dupla face papel
As fitas dupla face papel, geralmente, são produzidas em papel Tissue com adesivo à base de borracha e resinas em ambos os lados, e recebem liner de proteção siliconizado (antiaderente).
Possuem boa aderência em superfícies lisas e é a versão mais indicada para fixações bem leves, como cartazes, avisos, enfeites e decorações em geral, trabalhos manuais e publicitários, fechamento de envelopes.
Esse tipo de fita apresenta ótima flexibilidade e conta com uma espessura bastante fina, tal qual um papel, o que a torna muito pouco perceptível quando aplicada, além disso, mantém a organização e limpeza, já que evita o uso de cola branca ou grampos.
É possível encontrá-la nas versões branca, transparente ou semitransparente.
Fita dupla face bopp
Fita dupla face fabricada em filme de polipropileno biorientado coberto com adesivo à base de água em ambos os lados, com liner de proteção em papel silicolizado (antiaderente).
Assim como as fitas dupla face papel, essa versão possui espessura bastante fina e é indicada para uso geral em aplicações leves.
As fitas dupla face bopp apresentam boa aderência quando aplicadas em superfícies regulares, são de fácil aplicação, e não aparecem quando aplicadas.
Fita dupla face de espuma
Já as fitas dupla face de espuma, comumente chamadas de “banana”, possuem uma aderência superior, oferecendo certa resistência à remoção – são consideradas permanentes.
Essa versão possui uma espessura mais grossa em comparação às fitas dupla face papel e bopp, e de fato, assemelham-se a uma espuma – com isso, geram um certo relevo quando aplicadas.
As fitas dupla face de espuma podem ser encontradas com diferentes graus de fixação, de modo geral, as embalagens trazem essa informação relacionando a quantidade necessária (centímetros) para suportar uma determinada caga (gramas ou quilogramas).
Essa versão traz a possibilidade de ser utilizada em ambientes internos, externos, fabris e industriais.
Fita dupla face acrílica
As fitas dupla face acrílicas também apresentam uma espessura um pouco maior, entretanto, por serem transparentes não causam impacto visual.
Elas são produzidas em adesivo de massa acrílica transparente de alto desempenho, e recebem um liner de proteção em polietileno.
Possuem ótima aderência, mesmo quando aplicadas em superfícies irregulares.
Dependendo do grau de aderência, tornam-se resistentes inclusive a intempéries (altas temperaturas, radiação UV, umidade), e podem ser utilizadas também em ambientes externos.
As fitas dupla face acrílicas são indicadas para fixações permanentes e atuam como excelentes alternativas ao uso de pregos, furadeiras e parafusos na fixação de espelhos, vidros, placas, frisos, emblemas, e mais uma variedade de objetos.
Importante
Quando optar pelas fitas dupla face para fixar objetos mais pesados, certifique-se na embalagem qual o tamanho necessário da fita para suportar a carga que você precisa.
As versões espuma e massa acrílica sempre trazem na embalagem a relação entre tamanho mínimo da fita (em centímetros) necessário para suportar uma determinada carga (em gramas ou quilogramas).
Para mais informações ou para conhecer as soluções Koretech, entre em contato com um de nossos consultores.