Não há nada mais trabalhoso do que tentar remover resíduos de cola deixados pela fita adesiva, não é?
A Koretech fabrica fitas adesivas resistentes a partir de materiais de qualidade que não deixam resíduos. Mesmo assim, separamos algumas dicas preciosas para ajudar você a remover de uma vez por todas os resíduos de fita adesiva, vamos lá?
Remova a fita com rapidez
Remover a fita adesiva lentamente cria mais viscosidade na cola, enquanto arrancá-la em um movimento rápido faz uma remoção limpa e com menos resíduos.
Isso não é necessariamente verdade para todas as superfícies, esta é uma técnica ideal para a fita que está colada há poucos dias, mas se a fita estiver colada há meses, terá que ter mais paciência na remoção para não danificar as superfícies, principalmente se for uma parede pintada.
Raspe com uma espátula
Para remover pequenas quantidades de cola de fita adesiva, use uma espátula para raspar a cola que ficou grudada. Apenas tome cuidado para não pressionar demais na superfície, pois pode causar arranhões e danos permanentes.
Em superfícies pintadas ou delicadas, prefira espátulas de plástico.
Experimente água morna e sabão
Para superfícies como acrílico, gesso, cobre, esmalte, vidro e mármore, tudo que você precisa é de água morna com um pouco de sabão. A água morna irá amolecer a fita para que possa ser removida com uma esponja de cozinha ou pano seco.
Use uma escova
Nas superfícies que não podem ser lavadas, uma boa opção é utilizar uma escova para remover os resíduos de fita adesiva.
Misture uma solução de sabão em pó ou bicarbonato de sódio com um pouco de água para formar uma pasta. Com uma escova macia (escova de dentes é boa opção para pequenas áreas), espalhe suavemente a solução até que seja removida e depois limpe com pano seco.
Utilize um pano com álcool
Considere usar um pouco de álcool isopropílico, que nada mais é do que um não solvente para adesivos sensíveis à pressão. Quando você aplica álcool isopropílico, o resíduo de adesivo perderá sua adesão e soltará por completo.
Isso também pode funcionar com acetona ou removedor de esmalte. Lembre-se de que álcool ou acetona podem danificar superfícies pintadas, portanto, tenha cuidado ao usar essas substâncias.
Spray WD-40
Use um pano com um pouco de textura e molhe uma pequena área com WD-40, depois esfregue o resíduo. Se houver muito resíduo de fita adesiva, você pode pulverizar o local e deixá-lo descansar por um minuto antes de esfregar.
Obviamente, não faça isso em nada que o óleo do WD-40 possa prejudicar!
Depois de remover os resíduos de fita adesiva, é importante lavar a superfície para tirar os restos de WD-40 com água e sabão e secar, antes de reaplicar uma nova fita adesiva.
Utilize óleo de banana
Ideal para superfícies metálicas em inox, basta utilizar um algodão embebido em óleo de banana e esfregar gentilmente em movimentos circulares sobre a superfície que apresenta resíduo de cola de fita adesiva.
A técnica funciona para remover resíduos de qualquer modelo de fita. Em alguns casos, é necessário aplicar mais de uma vez.
Há diversas maneiras para remover de forma eficiente resíduos de fitas adesivas das superfícies, mas com certeza a melhor solução é não ter resíduo nenhum após sua remoção!
A Koretech trabalha com produtos tecnológicos e atóxicos que não deixam resíduos e não danificam as áreas de aplicação.
Clique aqui e conheça nossas soluções!